Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

É a lesão mais comum no joelho, principalmente em praticantes de futebol e outros esportes que envolvem mudança de direção e giro do corpo com o pé apoiado no solo.
No momento da lesão, geralmente é possível ouvir um estalido e sentir o joelho deslocar. A dor é aguda e o inchaço articular é frequente logo após as primeiras horas. Também acontece a limitação dolorosa da amplitude do movimento e dificuldades de caminhar. Após algumas semanas, o quadro de desconforto melhora e surge a sensação de que o “joelho sai do lugar”.
Após o diagnóstico, o importante é o controle da dor, a diminuição do inchaço articular e a recuperação do arco de movimento com auxílio de fisioterapia, para depois programar o tratamento definitivo. O mais indicado, principalmente para os pacientes jovens, ativos e esportistas (e aqueles não esportistas, mas com sensação de instabilidade articular), é a reconstrução do ligamento cruzado anterior.

Este website tem caráter informativo e educacional. O paciente jamais deve usar seu conteúdo para autodiagnóstico ou autotratamento. Segundo recomendação do Conselho Federal de Medicina, em caso de dúvida, o médico sempre deve ser consultado, pois só ele está habilitado para praticar o ato médico. Dr. Fernando Cipoli: CRM 120946 SP | TEOT 11523.

Design by